As lojas do Centro de Fortaleza e dos shoppings vão funcionar normalmente nesta sexta-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes. Esta é a segunda data comemorativa neste ano que o comércio funcionará. A primeira foi no dia 25 de março, feriado estadual da Carta Magna do Ceará.
A medida busca reduzir os prejuízos com o baixo movimento dos últimos meses de lenteza da economia brasileira. O acordo firmado entre o sindicato dos lojistas e dos trabalhadores inclui ainda a abertura do comércio em outros três feriados: 15 de junho (Corpus Christi); 12 de outubro (Dia Nossa Senhora Aparecida / Dia das Crianças); e 15 de novembro (Dia da Proclamação da República).
Na avaliação da CDL de Fortaleza, entidade representante do varejo na Capital, tem sido benéfico atender os consumidores no feriado. “No dia 25 de março, que foi um sábado, o movimento e as vendas nas lojas do Centro foram similares aos dias comuns. Esperamos o mesmo resultado para os próximos feriados em que abriremos”, informa o diretor da CDL, Assis Cavalcante.
Com o acordo firmado para abrir as lojas, ganha o comércio (podendo vender mais) e os colaboradores (que recebem benefícios financeiros), uma vez que, segundo levantamento feito pelo setor, o comércio brasileiro deve perder R$ 10,5 bilhões em 2017 devido aos feriados nacionais.
Durante este ano, são 13 feriados nacionais, dois estaduais e três municipais em Fortaleza. Além disso, cinco feriados são prolongados, ou seja, que acontecem na sexta-feira ou segunda-feira, e outros seis que por serem na quinta-feira ou terça-feira podem ser “imprensados”.
Repórter Ceará