De acordo com dados atualizados nesta quarta-feira, 26, da Receita Federal, 181.800 contribuintes do Ceará, equivalente a 30%, ainda não declararam imposto de renda. A declaração deve ser entregue até esta sexta-feira, 28 de abril.
Até esta quarta, foram entregues 443.200 declarações (70% do total), quando, em todo o Estado, são esperadas 625 mil declarações. A Receita Federal estima que 25% dos cearenses deixem a obrigação para os dois últimos dias do prazo. Ainda conforme projeções da Receita, cerca de 25 contribuintes devem fazer a entrega fora do prazo.
A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo corresponde a 20% do imposto devido.
Contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito a elas – que começarão a ser pagas em 16 de junho e seguem até dezembro. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.
Repórter Ceará