Em reunião com representantes da União dos Vereadores do Ceará (UVC), nesta terça-feira, 25, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) anunciou a abertura de programa, no âmbito do ministério da Integração Nacional, para o cadastramento de municípios interessados em projetos de abastecimento de água.
O chamamento público, de acordo com Eunício, será executado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional.
O anúncio foi recebido com entusiasmo pelos vereadores, já que uma das principais lamentações do grupo é em relação a crise hídrica no interior do Estado. Apesar das chuvas registradas nos primeiros meses do ano, o nível dos reservatórios no interior do Ceará ainda preocupa as lideranças políticas.
Eunício também informou aos vereadores sobre a liberação de R$ 35 milhões, através de emenda de bancada, para que o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) realize obras de infraestrutura hídrica nos municípios cearenses como a construção ou ampliação de açudes, implantação de adutoras, melhorias no sistema de abastecimento de água, perfuração de poços artesianos entre outras ações.
O senador cearense citou os recursos liberados pelo ministério da Integração para que o Governo do Estado toque as obras e ações de convivência com a seca. Somente nos últimos meses, a pasta liberou em torno de R$ 104 milhões para tocar obras como o Cinturão das Águas e o plano de abastecimento para Fortaleza e Região Metropolitana. Além do envio de máquinas perfuratrizes para a perfuração de poços artesianos.
Transposição do São Francisco
Os vereadores também falaram sobre a luta a favor da retomada da obra da Transposição do Rio São Francisco. Na oportunidade, Eunício comemorou a assinatura do contrato que vai concluir o trecho final do canal, que passa pelo Ceará, levando as águas para o Castanhão. “A previsão é de que as águas do rio São Francisco corram pelas estruturas físicas de todo o Eixo Norte e cheguem ao nosso Estado até o final de 2017. Sem dúvidas, será um grande avanço para nossa região”, disse o peemedebista.
Os representantes da UVC estão em Brasília para participar da Marcha Nacional dos Vereadores que acontece durante esta semana.
Repórter Ceará