Home Publicação III Fórum Nacional Cultura Infância acontece de 12 a 14 de maio...

III Fórum Nacional Cultura Infância acontece de 12 a 14 de maio em Fortaleza

O Plano Estadual Cultura Infância do Ceará será apresentado no III Fórum Nacional Cultura Infância, que acontece de 12 a 14 de maio em Fortaleza. As discussões terão como ponto de partida a iniciativa cearense, que é a única experiência de uma política pública de Cultura Infância consistente, formatada no país. O evento contará com a participação de 30 representantes de outros estados, além de convidados de Fortaleza e do interior do Ceará.

Todos os participantes integram o Grupo Nacional Cultura Infância, um coletivo de artistas, pesquisadores, gestores, produtores culturais e projetos socioculturais de diferentes estados brasileiros, que discutem e propõem políticas públicas para a Cultura Infância, a fim de garantir os Direitos Culturais das crianças brasileiras, promovendo-os como prioridade absoluta dentro da gestão pública. Para isso, são realizados debates junto à sociedade civil e o poder público, reivindicando programas, ações e recursos públicos com essa finalidade, no âmbito municipal, estadual, distrital e federal.

O Fórum terá início no dia 12, às 19 horas, no Hotel Sonata de Iracema, com uma mesa-redonda sobre o federalismo cultural, onde serão abordadas as possibilidades de alianças entre união, estados e municípios para o desenvolvimento de uma política cultural, porém com ênfase nos estados.

Entre as ações do Governo do Estado, no âmbito das políticas para cultura infância, estão a participação da Secult na articulação e na elaboração do Plano Estadual da Cultura Infância, em diálogo com a sociedade. O Plano é uma ferramenta de planejamento estratégico, de duração decenal, que define os rumos da política cultural, organiza, regula e norteia a execução da política estadual de Cultura Infância.

No segundo semestre, representantes de 15 Secretarias de Cultura do país vão se reunir em Fortaleza para realizar diferentes debates em torno das políticas públicas de Cultura Infância. Na ocasião, serão reunidos os 10 integrantes do GT de Federalismo da Cultura Infância que será formado agora em maio, que ministrarão essa imersão. Serão abordadas as recomendações levantadas durante o III Fórum e será apresentado o diagnóstico em torno das políticas públicas de Cultura Infância no âmbito das unidades federativas.

SERVIÇO

3º Fórum Nacional Cultura Infância
Local: Hotel Sonata de Iracema (Av. Beira Mar, 848 – Praia de Iracema).

Programação
Dia 12 (sexta), às 19h.
Dia 13 (sábado), das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.
Dia 14 (domingo), das 8h30 às 10h30 manhã.

Evento restrito aos integrantes do Grupo Nacional Cultura Infância.
Informações: (85)9 9902-2290 e (85)99991-0474.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here