O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, participa, nesta semana, do Medellín Lab – Cidades Inclusivas, Seguras e Resistentes, na Colômbia. O evento está acontecendo desde segunda-feira, 29, e vai até o dia 02 de junho. O objetivo é mostrar a experiência da cidade colombiana, que investiu em políticas públicas de Segurança Pública e em outras áreas, como esporte, lazer e urbanismo, combatendo a criminalidade.
Por ter reduzido seus índices de homicídios, que eram de 321,2 para cada 100 mil habitantes, em 1990; para 18,9 em 2017, Medellin se um espelho para outras cidades do mundo. O evento é patrocinado pelo Banco Mundial, pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e pela Prefeitura de Medellín, e conta com profissionais, pesquisadores e líderes mundiais de mais 30 países.
Além da política de Segurança Pública, a Colômbia também investiu em uma cultura contínua e voltada para o fortalecimento da moral e do respeito mútuo; além da melhoria de vida, principalmente nas comunidades que precisavam de maior atenção do Poder Público. “O aperfeiçoamento na Segurança Pública não se faz apenas com polícia, mas também com a mudança da realidade dos cidadãos. De forma que todos se sintam assistidos pelo Governo”, afirma André Costa.
Além de André, participam do evento o comandante do policiamento da Unidade Integrada de Segurança 1 (Uniseg 1), Capitão Messias Mendes, e o secretário chefe do Gabinete da Vice Governadoria, Fernando Oliveira.
Repórter Ceará




