Home Publicação Camilo Santana comenta sobre crescimento do PIB do Ceará e afirma que...

Camilo Santana comenta sobre crescimento do PIB do Ceará e afirma que editais para concessão do Centro de Eventos e outros quatro projetos serão lançados ainda neste ano

Nesta terça-feira, 20, em entrevista ao jornal “Bom dia Ceará”, o governador Camilo Santana anunciou que o Governo do Estado deve lançar, ainda neste ano, cinco editais para conceder à iniciativa privada a operação do Centro de Eventos, do parque de tancagem no Complexo Industrial e Portuário do Pécem (Cipp) e de outros três equipamentos públicos.

A iniciativa faz parte do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas, que foi apresentado pelo Governo Estadual em agosto do ano passado, com o intuito de impulsar obras e projetos. Os editais devem ser lançados até dezembro.

O programa possui 10 projetos públicos de grande potencial econômico, como: Centro de Eventos; Centro de Formação Olímpica; Acquario Ceará; Ceasa; Arena Castelão; Placas solares; Sistema metroviário (incluindo VLT Sobral, VLT Cariri, Linha Sul e VLT Parangaba-Mucuripe); Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP); Cinturão Digital; e Terrenos (incluindo Expoece, IPPOO I, Cavalaria e o antigo Centro de Convenções de Fortaleza).

“Vamos lançar agora o [edital de concessão] do Centro de Eventos e vamos lançar também o da tancagem do Porto do Pecém. E estamos trabalhando para lançar ainda neste ano dois ou três outros editais. Precisa de todo um estudo, avaliação e andamento burocrático, mas temos a intenção de lançar o máximo possível de editais ainda neste ano, em relação àquela lista de 10 concessões que o estado pretende realizar” declarou.

Camilo comentou também que o edital da usina de dessalinização de água do mar, que foi oficializado no mês de março, deve atrasar pelo menos 45 dias. O projeto de estudos para implantação e operação da usina foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Lançamos o edital da dessalinização, que infelizmente teve um questionamento do Tribunal de Contas e precisou ser refeito. Foi relançado novamente, vai ter um atraso de 45 dias por conta disso”, ratificou Santana.

O governador também falou sobre o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, no primeiro trimestre deste ano, fechando em 1,87% em relação ao quarto trimestre de 2016. O número é superior ao do Brasil, que fechou o trimestre em 1% de alta. Os dados, divulgados nesta segunda-feira, 19, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Segundo o Camilo, o Ceará é o Estado que mais faz investimento público no país: “Tivemos a abertura da siderúrgica que hoje já gera mais de 18 mil empregos diretos e indiretos no Ceará. A perspectiva é que continuemos crescendo até porque a Fraport, empresa alemã internacional vai assumir o aeroporto de Fortaleza, onde vão fazer um investimento de R$ 2 bilhões e vamos abrir um crescimento de número de voos para a capital cearense. Isso implica mais emprego para a população e a retomada do crescimento do estado”, projetou o gestor estadual.

Repórter Ceará

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile