Nesta sexta-feira, 23, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, Coordenadoria de Políticas par a Juventude e Secretaria de Educação (Seduc) realizará um debate com alunos da rede pública de ensino dos municípios de Pacujá e Frecheirinha, na região norte do Estado.
A Caravana de Combate à Violência contra a Mulher é um projeto novo no estado, e tem o objetivo de levar às escolas estaduais o debate sobre a igualdade de gênero, respeito à diversidade e a reflexão sobre as mais variadas formas de violência contra a mulher. A iniciativa contemplará 16 municípios cearenses, alcançando mais de 15 mil alunos, nas macrorregiões da Grande Fortaleza, Região Norte, Região da Ibiapaba, Região do Cariri e Centro Sul.
A iniciativa surgiu a partir de uma articulação transversal e multisetorial, sendo de fundamental importância para a interiorização da política de combate à violência contra a mulher e para a formação do caráter dos jovens e adolescentes.
A deputada Augusta Brito, titular da Procuradoria Especial da Mulher afirma: “O objetivo do projeto é conscientizar jovens estudantes sobre os males do machismo e da violência contra a mulher, formando multiplicadores da equidade de gênero na família e comunidade”.
A programação da Caravana inclui a realização de palestras, Grupos de Trabalho, distribuição de material informativo e apresentação dos grupos teatrais “Viv’arte” e “Dito e feito”, abrindo espaço para os jovens exibirem seus pontos de vista e debaterem sobre temas relacionados a igualdade de gênero, violência contra a mulher, Lei Maria da Penha, homofobia, racismo e machismo. Como efeito, a iniciativa pretende expandir o conhecimento em relação a Lei Maria da Penha, reforçar a Rede de Enfrentamento e conscientizar a comunidade escolar sobre os males do machismo e da violência contra a mulher.
Repórter Ceará