Na última quarta-feira (2), o presidente do Senado Eunício Oliveira (PMDB) divulgou em Plenário a informação de que o ministro da Educação Mendonça Filho teria autorizado a instalação de novas faculdades de Medicina em cinco municípios do Ceará. A notícia de que Quixeramobim não estava na relação de municípios a serem beneficiados com cursos de Medicina provocou um verdadeiro terremoto político no município e levou quadros como o ex-prefeito Cirilo Pimenta, o deputado estadual Osmar Baquit, o deputado estadual Tomaz Holanda e o prefeito Clébio Pavone a se pronunciarem acerca do assunto.
Na manhã de hoje, 03, o ex-prefeito Cirilo Pimenta publicou uma nota através do seu perfil no Facebook relembrando a mobilização feita há dois anos com o propósito de receber o curso de medicina e apontando o atual prefeito Clébio Pavone como o principal responsável pela perda.
“Infelizmente Quixeramobim, depois de ter sido selecionado e aprovado pelo MEC, teve seu nome retirado da relação dos municípios beneficiados. Isso é resultado da falta de interesse e compromisso do atual prefeito e seus apoiadores pelo futuro da juventude e de nossa terra”, disse Cirilo.
O deputado estadual Tomaz Holanda chegou a declarar na tarde de hoje, em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Ceará, que ficava triste por saber que o município não seria beneficiado com o curso de Medicina mesmo tendo estrutura para tal.
Em conversa com o ex-secretário municipal Aécio Holanda, o deputado estadual Osmar Baquit disse que Quixeramobim perdeu o curso de Medicina porque faltou liderança política do atual prefeito.
Já o prefeito Clébio Pavone divulgou ontem, 02, em sua página no Facebook, a informação de que o deputado federal Genecias Noronha, atendendo seu pedido, teria se reunido com o ministro Mendonça Filho e cobrado ações do Ministério da Educação para que o curso de Medicina seja implantado em Quixeramobim. De acordo com Pavone, o ministro se comprometeu a dar “agilidade à análise e viabilizar, no menor prazo possível, o atendimento do pleito apresentado pelo parlamentar”.
Apesar das críticas feitas pelos políticos que se opõem à atual gestão municipal, ainda não se sabe ao certo o que levou a retirada de Quixeramobim, por parte do Ministério da Educação, da lista de municípios que seriam beneficiados com o curso de Medicina, tendo em vista que, no ano passado, o MEC teria confirmado a concessão deste grande benefício.
Acompanhe a cobertura especial do Repórter Ceará. A qualquer momento divulgaremos mais informações sobre o assunto.
Atualizada às 15:49h
Repórter Ceará
O senhor deputado Genecias Noronha estava muito ocupado defendendo o maior bandido do nosso país o Senhor presidente Michel Temer e não cuidando dos interesses daqueles que o colocou no cargo que tem hoje, Mais um patife que pensa que ainda vai se eleger pois o povo não se esquece do Sim que ele deu a favor da corrupção e tem mais ele deveria fazer a vontade de quem o elegeu coisa que não fez, não me surpreendo se tiver sido ele o culpado afinal quem mais pra falar que o nosso Quixeramobim é em peso Oposição pra esse Governo maldito!”