Por iniciativa do deputado Odorico Monteiro, acontecerá amanha, 09, na Câmara dos Deputados uma Sessão Solene em homenagem ao centenário de morte de Oswaldo Cruz. Também a Exposição Oswaldo Cruz: Ciência e Saúde no Projeto Nacional relembra os caminhos percorridos por esse grande brasileiro que até hoje é referência para as grandes questões de saúde pública.
A exposição, que conta a trajetória de Oswaldo Cruz na indissolúvel articulação entre pesquisa, ensino e prestação de serviços à comunidade, ocupará os corredores de acesso ao Plenário até o dia 18 de agosto. “Esta é uma homenagem que vai nos revigorar na luta por um SUS integral e universal”, afirma Odorico.
O deputado também apresentou projeto de lei que dispõe sobre o título de Patrimônio Nacional da Saúde Pública a ser concedido à Fundação Oswaldo Cruz. A honraria vai possibilitar à instituição ter prioridade orçamentária na liberação de emendas parlamentares e preferência na obtenção de linhas de crédito público. “Homenagem mais do que justa, diante da relevante contribuição da Fiocruz ao Brasil e ao mundo”.
Para a seção solene foram convidados o atual ministro da Saúde, Ricardo Barros e todos os ex-ministros da saúde. Também o governador Camilo Santana, presidenta da Fiocruz, Nisia Trindade, deputados, senadores, organizações da sociedade civil e organismos internacionais na área de ciência, tecnologia e saúde.
Serviço
Sessão Solene em homenagem ao centenário de Oswaldo Cruz
Local: Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados- Brasília/DF
Dia 09 de agosto de 2017
Horário: 09h30
Exposição Oswaldo Cruz: Ciência e Saúde no Projeto Nacional
Câmara dos Deputados
07 a 18 de agosto de 2017
Corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados
Repórter Ceará




