O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Quixeramobim, requereu que a 28ª Vaquejada da cidade, que está prevista para ocorrer de 07 a 10 de setembro, seja cancelada.
Na decisão, assinada pela promotora de justiça titular, Raqueli Castelo Branco Costerano, ainda determina que os donos de Parques de Vaquejada e empresários “não organizem, promovam ou mesmo permitam a realização de treinos ou quaisquer tipos de eventos de Vaquejada […], incluídos os denominados ‘tufo bolo’, ‘bolão de vaquejada’ e ‘pega de boi’”.
O documento ainda confere, à Prefeitura Municipal, que se abstenha de autorizar, apoiar, patrocinar ou realizar qualquer evento de mesmo sentido ou intenção.
Caso a ordem judicial não venha a ser cumprida, a decisão confere permissão “ao Comandante do Destacamento de Polícia Militar de Quixeramobim, que fiscalize e proceda à imediata prisão em flagrante delito de toda e qualquer pessoa que esteja promovendo e/participando de evento promovida às custas de maus-tratos contra os animais”.
Detalhe – O cancelamento da vaquejada não significa que a festa não será realizada, pois, o mesmo aconteceu no Distrito de Belém, zona rural de Quixeramobim, onde a vaquejada foi cancelada e a festa foi realizada dentro do cronograma estabelecido.
Repórter Ceará




