O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros do Nascimento, afirmou nesta terça-feira, 29, que a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) já está preparada para o desligamento do sinal analógico, que acontecerá à meia-noite do próximo dia 27.
Ele destacou que conforme levantamento do Ibope realizado em julho passado, 75% da população local já possui o sinal digital. O executivo acredita que até o prazo limite, o número de pessoas recebendo o sinal será ainda maior. A meta do Governo é que 93% dos brasileiros estejam conectados com a transmissão digital até o fim total da TV analógica.
O executivo da Anatel lembrou que em cidades como São Paulo e Brasília, onde a transmissão analógica foi encerrada mais cedo, pesquisas posteriores apontaram que 100% da população já possui o sinal digital em casa. Ele ressaltou a importância do desligamento do sinal antigo para que as empresas de telefonia móvel utilizem a transmissão para melhoria da internet nos smartphones. “Em Brasília, pessoas que conseguiam atingir 10 megas de velocidade da internet móvel, hoje conseguem 30 megas. Isso é um avanço para conectividade móvel no País.”
O presidente da Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV (EAD), Antônio Martelleto, afirmou que após o desligamento do sinal analógico, no dia 27 de setembro próximo, os televisores que ainda não estiverem recebendo o sinal digital, ficarão com uma cartola preta informando o fim da transmissão antiga até 30 dias após o fim do sinal analógico. Passado esse período, ficará só o chuvisco na TV, conforme informou o executivo.
Repórter Ceará – O Povo Online