O Governo do Ceará e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmaram parceria para desenvolver ações integradas em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área da Saúde.
Um memorando de entendimentos foi assinado ontem pelo governador Camilo Santana e por representantes da entidade, que prevê apoio a projetos em áreas estratégicas que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do Ceará no campo da saúde, em articulação com instituições nacionais e internacionais.
A pactuação envolve organização de cátedras de excelências, novos programas de pós-graduação e outras iniciativas de interesse das partes.
O Governo do Ceará trabalha, junto à Fiocruz, no detalhamento do edital. De início, vão ser aproximadamente R$ 800 mil para impulsionar linhas prioritárias de pesquisa, como Biotecnologia, Saúde da Família.
O Polo Industrial e Tecnológico da Saúde compreende área de aproximadamente 73 hectares, no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. Para o local, o Governo do Ceará planeja trazer indústrias de referências no Brasil e no exterior para ocupar o espaço e solidificar a produção para o setor.
As indústrias selecionadas receberão incentivos de até 99% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) gerado em função da produção, da forma prevista na legislação do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), com retorno de até 1% e prazo de fruição de até uma década.
O governador Camilo Santana destacou o empenho do Governo do Ceará na articulação com os principais institutos de pesquisa na Saúde para trazer mais desenvolvimento para o Estado.
Repórter Ceará




