Home Publicação UVC realiza capacitação de vereadores de todas as regiões do Ceará através...

UVC realiza capacitação de vereadores de todas as regiões do Ceará através dos Seminários Estaduais de Formação Legislativa

A União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC) iniciou em 2017 os Seminários Estaduais de Formação Legislativa, um evento realizado em parceria com o Governo do Estado do Ceará, que é voltado para a capacitação dos vereadores em suas regiões.

A primeira edição aconteceu em fevereiro, em Fortaleza, e contou com a participação de mais de 400 vereadores. Em outubro, o ciclo de seminários iniciou novamente e partiu para o interior do estado, começando pela região do Cariri, em Juazeiro do Norte, e seguindo para os municípios de Iguatu (Centro Sul), Crateús (Sertão de Crateús/Inhamuns), Tianguá (Serra da Ibiapaba), Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe), Itapipoca (Vale do Curu), Quixeramobim (Sertão Central), Guaramiranga (Maciço de Baturité) e Beberibe (Litoral Leste). Até final de dezembro, o evento acontecerá em mais duas cidades (Camocim e São Gonçalo do Amarante), totalizando 12 edições/regiões.

Além dos vereadores, os seminários também contam com a participação de contadores, assessores e funcionários das Câmaras Municipais. A programação é composta por palestras com temas relevantes ao Legislativo Municipal, como prestação de contas, transparência na gestão pública, processo legislativo, fracionamento de despesas e gestão de documentos e arquivos. Assuntos que são ministrados por advogados, juízes, contadores, técnicos do TCE/CE, entre outros especialistas.

Os edis também recebem no ato da inscrição, esta que é gratuita, um kit de orientação legislativa, que contém o Manual do Vereador, uma cartilha completa com todas as informações necessárias para a realização de um mandato qualificado e propositivo.

A realização desses seminários é de grande importância ao Poder Legislativo Municipal, este que teve uma renovação significativa nas últimas eleições de 2016. Os vereadores, principalmente os de primeiro mandato e dos municípios do interior, sentem a necessidade de ações voltadas diretamente à classe. Por esse motivo se dá a grande satisfação que os mesmos demonstram em participar desse momento de capacitação e interação.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here