“Diante da crise que vive o país, em que a política do trabalho se torna cada vez mais vulnerável, nós precisamos unir forças e lutar de mãos dadas pela seguridade de cada um dos direitos conquistados. Estar novamente a frente do CET é uma alegria e uma honra. Inicialmente, vamos focar nossa atenção nos trabalhadores autônomos e nas ações voltadas para qualificação profissional, que acredito serem as pautas mais urgentes neste momento”, frisou o titular da STDS, Josbertini Clementino, durante sua posse como presidente do Conselho Estadual do Trabalho (CET), na tarde desta quarta-feira (29), na Casa dos Conselhos do Ceará.
Na mesma ocasião, também tomaram posse o novo colegiado do CET, formado por 18 conselheiros e respectivos suplentes, cujo mandato terá duração de três anos, de novembro de 2017 a novembro de 2020. De natureza tripartite e paritária – composto por membros do Poder Público e das categorias de Trabalhadores e de Empregadores – o CET é um órgão de coordenação e deliberação de políticas e diretrizes que visem à organização do mercado de trabalho e à minimização do desemprego, bem como a formação profissional.
Entre seus principais objetivos estão o acompanhamento do desempenho do mercado de trabalho e a análise do impacto das políticas praticadas pelos governos Federal, Estadual e Municipal; acompanhamento de ações voltadas à capacitação de mão de obra e à reciclagem profissional; apoio a iniciativas que busquem o aperfeiçoamento de legislações e relações de trabalho; e o acompanhamento do desempenho do Sistema Nacional de Emprego (Sine/CE).
Repórter Ceará