Home Publicação Senado aprova projeto que garante recursos para bloqueadores de celular em presídios

Senado aprova projeto que garante recursos para bloqueadores de celular em presídios

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira, 07, a proposta que estabelece prazo de seis meses para a instalação de bloqueadores de sinal de celular em prisões e similares. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 32/2018 — Complementar, do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), foi aprovado por unanimidade e segue para exame da Câmara dos Deputados.

A Lei 10.792/2003 já dispõe que estabelecimentos penitenciários, especialmente os destinados ao regime disciplinar diferenciado, têm que manter bloqueadores de celulares, de rádio-transmissores e de outros meios.

O PLS determina que a instalação terá de ser feita em até 180 dias a partir da publicação da nova lei. O projeto também estabelece a fonte de custeio para os bloqueadores: o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

Na justificação do projeto, Eunício afirmou que, com a mudança, “reduz-se o poder da criminalidade organizada no país, impedindo que os presos continuem a comandar quadrilhas de dentro dos presídios”. Ele ainda explica a utilização de recursos do Funpen: “trata-se de obrigação justa e necessária para modernização e aprimoramento do sistema penitenciário nacional, função essa do próprio Funpen”.

A relatora, senadora Simone Tebet (PMDB-MS), acatou duas emendas apresentadas pelos senadores Lasier Martins (PSD-RS) e Romero Jucá (PMDB-RR).

Repórter Ceará – Agência Senado

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here