Em artigo lançado no site Repórter Ceará, o diretor-presidente do Sistema Maior de Comunicação, Sérgio Machado, trouxe a angustia de amantes da cultura de Quixeramobim ao observar graves problemas que ainda afligem a área no município.
Ao discursar na abertura do projeto “O Quixeramobim do Conselheiro Antônio” ontem, 05/03, Machado lembrou do desprezo dado a trajetória de Conselheiro nas últimas décadas: “Um dos exemplos de tal desprezo, é o abandono do Memorial que carrega o nome do Conselheiro. Inaugurado há mais de duas décadas, a estrutura encontra-se inacabada e, até o presente momento, sem utilidade aparente. Seu projeto original, desenvolvido pelo renomado arquiteto Fausto Nilo, foi distorcido e tornou-se alvo de disputas que, somadas aos recursos financeiros escassos, acabaram por minar o antigo sonho de um espaço que mantivesse viva a memória do líder de Canudos”.
Outra questão suscitada foi o projeto de reforma da Casa de Conselheiro, que não sai do papel: “O espaço, que não costuma receber a atenção que lhe é devida, nem dos governantes e nem da sociedade civil, está praticamente entregue às moscas, sendo agitado, vez ou outra, por algum movimento formado por estudantes e/ou professores descontentes com a situação em que se encontra a cultura do município”.
Ainda conforme o mesmo, “Quixeramobim poderia ter se tornado há muito tempo um polo de cultura no meio do sertão cearense”, se melhor utilizasse a memória de Antonio Conselheiro.
Repórter Ceará