O Repórter Ceará, em parceria com a Rádio Senado, traz a série especial “Mulher forte, mulher livre – As leis, os paradigmas e a conscientização contra a violência de gênero”, dividida em cinco episódios, que serão postados um em cada dia a partir de hoje, 07.
O Brasil é o quinto país do mundo em número de assassinato de mulheres. Dados do Mapa da Violência apontam que a violência física é a mais frequente, presente em 48,7% dos atendimentos registrados. Na maior parte das vezes, os crimes relatados foram cometidos por parceiros e ex-parceiros, 33,2% do total de homicídios femininos. Uma pesquisa feita pelo Ministério Público de São Paulo entre 2016 e 2017 revela que 45% dos casos de feminicídio no estado ocorrem por separação ou pedido de separação.
Neste primeiro episódio da série, são retratados os motivos alegados pelos agressores a fim de justificar a violência contra as mulheres e histórias reais de agressão. Mas, uma questão muito importante é levantada: “De onde vem essa ideia de que mulher é propriedade, tem que ser submissa e não tem vontades?”. Confira:
Repórter Ceará




