Seguindo o compromisso de reforçar a segurança no Ceará, o governador Camilo Santana participou, nesta sexta-feira, 16, da implantação de 17 câmeras em pontos estratégicos no município de Horizonte, distante cerca de 37 quilômetros da Capital. Com o equipamento digital, Horizonte é o quarto município cearense a interligar informações para reforçar a segurança pública. A solenidade também marcou a instalação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) na cidade da Região Metropolitana de Fortaleza.
Além de Horizonte, já receberam o sistema de videomonitoramento os municípios de Aracati, Beberibe e Caucaia. Outros 34 municípios com população acima de 50 mil habitantes receberão os equipamentos – que se dividem entre os de monitoramento, com giro de 360º, e os que possuem tecnologia para ler placas de veículos, identificando possíveis roubos. As câmeras farão cobertura 24 horas de pontos estratégicos e estarão conectadas diretamente com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Na Capital, uma central tem acesso a todas as câmeras já implantadas.
De acordo com o governador Camilo Santana, o sistema de monitoramento é uma ferramenta moderna, com visão noturna e capacidade de aproximação (zoom). O equipamento vai potencializar o trabalho dos novos 37 policiais do BPRaio no município. “É uma tropa altamente treinada. Cada profissional desse passa meses em treinamento. Eles são amplamente armados. Então, eu não tenho dúvida de que a população de Horizonte vai sentir a diferença com o Batalhão e com o sistema”, disse. O chefe do Executivo estadual, que estava ao lado do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, e destacou, também, outros investimentos direcionados para o municípios, como Arenina e Escola de Tempo Integral.
Os 37 policiais serão divididos em seis equipes e comandados por um oficial da Polícia Militar. O efetivo terá suporte de 16 motos e uma viatura 4×4, exclusivos para o policiamento ostensivo no município. O investimento dos equipamentos e veículos é da ordem de R$ 900 mil. Além disso, uma sede exclusiva do Batalhão está instalada na cidade – o prédio é fruto de uma parceria com a Prefeitura de Horizonte.
O reforço do BPRaio integra a segunda fase de ampliação do batalhão especializado, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior: Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé). Além destes, municípios com mais de 50 mil habitantes já passam a receber o efetivo. O Batalhão já está presente, por exemplo, nos municípios de Eusébio, Maranguape, Maracanaú, Caucaia, Aracati, Beberibe, Crato e Acaraú.
