Home Publicação O despertar cultural em Quixeramobim

O despertar cultural em Quixeramobim

Com o título “O despertar cultural em Quixeramobim”, eis o artigo do diretor-presidente do Sistema Maior de Comunicação, Sérgio Machado, relacionado ao evento “O Quixeramobim do Conselheiro Antonio”, uma realização da Fundação Canudos. Confira:

O engajamento entre escolas, imprensa, empresas privadas, entidades sociais, movimentos estudantis e órgãos do poder público municipal em torno das múltiplas atividades desenvolvidas por ocasião da comemoração do aniversário de nascimento do Conselheiro é um sinal de que os ventos do tão aguardado despertamento cultural, vindos das mais diversas direções, já começaram a soprar com toda a força sobre o nosso município.

Estes ventos não têm a mesma origem mística das pregações do Conselheiro. Do contrário. São o resultado de isolados, porém vigorosos e insistentes esforços empreendidos, nas últimas décadas, por diferentes lideranças de Quixeramobim, no sentido de promover a valorização da vida e da lutade Antônio Conselheiro.

Tais esforços estão produzindo frutos dignos de reconhecimento em diferentes esferas da vida pública municipal. E o projeto “Quixeramobim do Conselheiro Antônio” nos delega várias amostras desta incontestável realidade. Uma delas é a criação recente daquele que já é considerado o maior grafite do Sertão Central cearense.

Pintado nos muros que circundam uma das mais importantes artérias do centro histórico e comercial do município, a obra de arte urbana,elaborada pelos alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Coronel Humberto Bezerra, com a orientação do artista plástico Jardel Rocha, agora transforma, através das cores,o outrora cinzento cotidiano no centro da cidade, ao mesmo tempo que difunde a mensagem de resistência do líder de Canudos.

Além disso, a veiculação na rádio Canudos FM, nas últimas duas semanas, de spots contando a vida do Conselheiro a partir da perspectiva de estudantes do ensino médio; a divulgação da estreita relação entre a nossa história e a do líder de Canudos por meio do programa “Quixeramobim em 1 minuto”; o incentivo à escrita através da promoção de concurso de redação sobre a trajetória do Conselheiro e a realização de debates entre professores e alunos em cadeia de rádiosão exemplos de outras ações que têm contribuído para este despertamento cultural.

Contudo, além das iniciativas adotadas pelo Sistema Maior de Comunicação, via Fundação Canudos, em parceria com a Escola Humberto Bezerra, outras atividades também foram realizadas por escolas municipais e estaduais, organizações não governamentais e, até mesmo, pela própria Prefeitura, que promoveu a Semana do Conselheiro Vivo, encerrada com um cortejo que percorreu as principais ruas do centro da cidade, recordando a peregrinação do Conselheiro em favor dos desventurados.

É preciso compreender, portanto, que o que se vê hoje é o resultado de esforços empreendidos ano após ano por diferentes agentes sociais em busca da devida valorização do mestre de Canudos. Por isso, nós que fazemos o Sistema Maior de Comunicação encerramos o projeto “Quixeramobim do Conselheiro Antônio” com o sentimento de que conseguimos ir além do que havíamos planejado, contribuindo efetivamente com o desenvolvimento do município através do incentivo à Cultura e à Educação.

Esperamos, portanto, que as novas sementes plantadas nestes últimos dias germinem, cresçam e façam florescer um novo tempo sobre a nossa cidade. Que os ventos do despertamento cultural que têm soprado sobre escolas, organizações sociais, empresas privadas e setores da imprensa local, também soprem sobre as casas do governo municipal, permitindo o aumento e a continuidade desta efervescência cultural notada nas últimas duas semanas, e que este movimento resulte em valorização da Casa e do Memorial que levam o nome daquele que lutou até à morte em favor de tantos desventurados.

Sérgio Machado.

2 comentários

  1. Parabéns a todos os envolvidos na iniciativa, principalmente o Grupo Campo Maior de Comunicação, através da Fundação Canudos, por resgatar a História de Antônio Conselheiro, a História da cidade. Para mim Quixeramobim sempre esteve à frente do seu tempo, em relação as demais cidades do Sertão Central. Ao meu colega de profissão Serginho Machado parabéns! E adorei o texto , principalmente pela poesia que há nele, dá vontade de ler de novo. Abraço da amiga
    radialista Tina Holanda.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here