A falta de energia prejudicou o atendimento de pacientes no Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza durante o apagão ocorrido no Ceará e em outros. Pessoas que foram ao local durante a manhã desta quinta-feira, 22, não conseguiram atendimento e precisaram retornar para casa.
A direção da unidade informou que os pacientes que já estavam internados continuaram recebendo atendimento médico. No entanto, o restante dos novos atendimentos foram suspensos.
A Secretaria da Saúde de Fortaleza comunicou que o gerador do hospital não suportou as oscilações da rede elétrica e parou devido ao longo período sem energia.
Devido ao problema, foi necessário reorganizar o atendimento dos pacientes que permaneceram no hospital, conforme a secretaria. Pacientes que estavam em estado mais grave foram transferidos para outras unidades hospitalares da capital.
Em nota, a Secretaria da Saúde disse ainda que o gerador passou por reparos, e o Hospital Nossa Senhora da Conceição voltou a funcionar.
A Enel, distribuidora de energia do Ceará, informou que o fornecimento de energia foi normalizado em todos os municípios do estado afetados pela falha no Sistema Interligado Nacional (SIN). O abastecimento foi restabelecido gradualmente até as 20h54, à medida que o Operador Nacional do Sistema (ONS) retomava as cargas de energia elétrica.




