Nesta sexta-feira, 13, o município de Fortaleza completa 292 anos de emancipação política.
Município brasileiro, capital do Ceará, a cidade é uma das referências brasileiras no que diz respeito a luta contra a escravidão, através da imagem de Francisco José do Nascimento, conhecido como Dragão do Mar.
Fundada às margens do riacho Pajeú, a cidade possui toponímia em alusão ao Forte Schoonenborch, o qual deu origem ao município, construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local, entre 1649 e 1654. O lema de Fortaleza, presente em seu brasão, é a palavra em latim Fortitudine, que, em português, significa “força, valor, coragem”.
Em 2014, foi considerada a décima segunda cidade mais rica do país em PIB e a mais rica do Nordeste, com 56 bilhões de reais. Possui, ainda, a terceira região metropolitana mais rica das regiões Norte e Nordeste. É importante centro industrial e comercial do Brasil, com o oitavo maior poder de compra municipal da nação. No turismo, o município alcançou as marcas de segundo destino mais desejado do Brasil e quarta cidade brasileira que mais recebe turistas de acordo com o Ministério do Turismo. É sede do Banco do Nordeste, da Transnordestina Logística e do DNOCS. A BR-116, a mais importante rodovia do País, começa em Fortaleza. O município faz parte do Mercado Comum de Cidades do Mercosul.
“Junto à sombra dos muros do forte
A pequena semente nasceu.
Em redor, para a glória do Norte,
A cidade sorrindo cresceu.
No esplendor da manhã cristalina,
Tens as bênções dos céus que são teus
E das ondas que o sol ilumina
As jangadas te dizem adeus.”
-Trecho do Hino
O Repórter Ceará parabeniza e comemora com todos os fortalezenses.




