Home Publicação Segurança do Cariri reforçada com implantação de Uniseg, Território do Pacto e...

Segurança do Cariri reforçada com implantação de Uniseg, Território do Pacto e videomonitoramento

O governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela assinaram, nesta sexta-feira, 20, Termo de Compromisso Institucional que inclui Juazeiro do Norte no Território do Pacto por um Ceará Pacífico. O programa viabiliza ações sociais de acolhimento às populações mais vulneráveis e de enfrentamento à violência. Na ocasião, o governador anunciou a entrega da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) para intensificar o policiamento em dez dos 37 bairros do município. Com a unidade, mais 191 policiais militares se somarão ao efetivo de Juazeiro do Norte, que já contava com 278 profissionais. Além disso, 17 câmeras de videomonitoramento serão instaladas em pontos estratégicos da cidade.

De acordo com o governador Camilo Santana, houve um estudo, a partir de um comitê criado para acompanhar a mapeamento do Pacto por um Ceará Pacífico, para definir as principais áreas de vulnerabilidade. “Antes, 47 policiais atuavam nesses dez bairros selecionados. Agora, serão 191 policiais”, afirmou. “Vamos fazer todos os investimentos necessários para garantir mais segurança em Juazeiro”, continuou. O chefe do Executivo antecipou, ainda, a construção de uma nova Delegacia Regional e de estrutura para abrigar um novo Colégio Militar na região.

Conforme esclarece a vice-governadora Izolda Cela, o objetivo do programa de pacificação e cidadania coordenado por ela é “fortalecer ações sociais e também de segurança pública nos territórios mais vulneráveis”. “Contando também com o apoio do município para fortalecer ações sociais para melhorar a vida das pessoas e valorização da comunidade”, complementou.

Também presente na solenidade, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, direcionou seu discurso para os novos profissionais e para os policiais que já fazem a segurança do município. “Quero parabenizar os nossos policias e profissionais de segurança porque os índices de redução de criminalidade no Cariri são os melhores do Ceará. Vamos continuar assim, agindo com respeito e atenção com os cidadãos”, avaliou o gestor.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, participou a assinatura e destacou o compromisso do Governo do Ceará em “oferecer o melhor em termos de segurança” para cada região do Estado. “O Ceará Pacífico é um instrumento que vai precisar da participação de toda a sociedade, porque também é responsabilidade nossa, de cada cidadão e cidadã”, acrescentou.

Em Fortaleza, dois Territórios do Pacto por um Ceará Pacífico já estão em atividade – no Grande Vicente Pinzon e no Grande Bom Jardim. Em Sobral, primeiro município do Interior a receber o programa, as ações foram iniciadas em dezembro último. A Capital conta, ainda, com seis Unisegs para reforçar a segurança pública (Vincente Pinzon, Meireles, Conjunto Ceará, Bom Jardim, Antônio Bezerra e Messejana).

Repórter Ceará

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile