Com o título “Morre Hélio Bicudo” eis o artigo do jornalista Cláudio Teran sobre o falecimento do jurista e fundador do partido dos Trabalhadores (PT) nesta terça-feira, 31. Confira:
Jurista e político Hélio Bicudo saiu de cena nesta manhã, 31, aos 96 anos. Morreu em sua casa, no bairro dos Jardins, em São Paulo.
Professor de direito e fundador do PT, Bicudo foi da utopia ao desencanto dentro do partido, tanto que foi um dos autores do pedido de impeachment
contra Dilma Rousseff, em 2015.
Ativista dos Direitos Humanos, ficou conhecido por condenar integrantes do Esquadrão da Morte, uma organização paramilitar que agia em S. Paulo
nos anos 70, época em que era promotor.
Também atuou como procurador de Justiça de São Paulo. Em 1986, Bicudo filiou-se ao PT e foi candidato ao Senado. Um fato curioso posto que ajudou a fundar o partido, em 1980, mas não se filiou de imediato à sigla.
Foi secretário dos Negócios Jurídicos do município de São Paulo na gestão Luiza Erundina entre 1989 a 1990, e se elegeu deputado federal.
Em 2000, foi empossado presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, com sede em Washington (EUA).
Entre 2001 e 2004, foi vice-prefeito de São Paulo durante a gestão da petista Marta Suplicy.
A desilusão com o PT se tornou pública em 2005, quando estourou o escândalo do Mensalão no governo Lula. Hélio Bicudo saiu do partido.
E se tornou um crítico do petismo…
Epitáfio
“Convém lembrar que Lula jamais criticou o trabalho jornalístico quando as informações tinham implicações negativas para os seus opositores”…
Repórter Ceará






