
Nessa quarta-feira, 31, o governador Camilo Santana (PT) se reuniu com a bancada federal cearense, em Brasília. O objetivo do encontro era mapear a destinação de R$ 169,6 milhões de emendas impositivas ao Orçamento da União para 2019 em três áreas prioritárias: Educação, saúde e segurança. As demais emendas da bancada devem contemplar, por exemplo, instituições de ensino superior. Apesar das discussões sobre a próxima Lei Orçamentária Anual, porém, ainda há valores alocados no Orçamento de 2018 a serem executados.
O prazo para a apresentação das emendas individuais e de bancada, que acabaria nesta quinta-feira, 1º, foi prorrogado para a semana que vem, dia 8. Com isso, os parlamentares cearenses têm mais tempo para a definição de valores e áreas específicas. As discussões contam com participação ativa do chefe do Executivo.
Ontem, Camilo reuniu 18 dos 22 deputados federais da bancada na sede da representação do Estado. “Foi um momento para que eu pudesse colocar o desafio dos próximos quatro anos, agradecer a reeleição, e definimos também a aplicação das emendas de bancadas impositivas, (que) sempre é dialogada e discutida com o Estado”, disse Santana, após o encontro.
Educação, saúde e segurança são as áreas que receberão investimentos por meio das emendas de execução obrigatória. “Parte se dará para o Estado, parte se dará para a definição dos próprios parlamentares, onde querem executar nos municípios cearenses”, explicou o petista.
O governador Camilo Santana considerou a reunião produtiva e adiantou que pretende promover um novo encontro a partir de fevereiro, com a bancada da próxima legislatura, para, segundo ele, manter o diálogo diante dos desafios e problemas do Ceará.
Repórter Ceará – Diário do Nordeste