O fundador da Microsoft, Bill Gates, apresentou nesta quarta-feira, 07, em Pequim sua aposta para fazer frente à crise mundial de saneamento: Um vaso sanitário que não necessita de água nem de ser conectado a nenhum sistema de depuração para funcionar e que transforma os resíduos humanos em adubos.
O multimilionário mostrou este inovador modelo ao público em uma exposição realizada em Pequim para exibir os últimos avanços tecnológicos de saneamento para “reinventar os vasos sanitários” e acelerar sua adoção e comercialização.
“Esta exposição apresenta pela primeira vez tecnologias e produtos de saneamento descentralizado radicalmente novos e prontos para serem comercializados”, destacou Gates em comunicado divulgado pela Fundação Bill e Melinda Gates.
Neste contexto, o fundador da Microsoft apresentou sua proposta de vaso sanitário, cujo uso pode ser universalizado graças ao fato de que não precisa ser conectado a nenhum sistema de saneamento, não requer água e transforma os dejetos humanos em adubos.
Alguns destes vasos sanitários já estão sendo testados na cidade sul-africana de Durban, onde também estão sendo iniciados outros modelos alimentados por energia solar, explicou Gates em um vídeo na sua conta oficial no Twitter.
Gates também mostrou durante a apresentação um tarro cheio de sedimentos para explicar que os resíduos humanos podem provocar doenças como diarreia e cólera, que já causam cerca de 500.000 mortes de crianças menores de cinco anos a cada ano no mundo todo. Além disso, lembrou que mais de US$ 200 bilhões são perdidos anualmente devido aos custos sanitários e à baixa produtividade provocada pela falta de um saneamento adequado.
Repórter Ceará – Agência Brasil com EFE (Foto: Thomas Peter/Reuters)






