Home Quixadá Após Prefeitura de Quixadá não disponibilizar transporte, alunos do IFCE e da...

Após Prefeitura de Quixadá não disponibilizar transporte, alunos do IFCE e da UFC voltam a pé para suas residências em trajeto de 6,5 km

Na noite de ontem, 19, por volta das 22h44, alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), campi de Quixadá, passaram por um transtorno relacionado ao transporte utilizado para locomoção de estudantes do Centro da cidade até os polos universitários.

Ocorreu que, conforme o relato de uma das estudantes, o motorista do ônibus que estava realizando o transporte, parou suas atividades e foi para casa, deixando alunos das duas instituições sem veículo. Como consequência, estes tiveram que voltar para suas residências a pé, em um trajeto de cerca de 6,5 km.

Contudo, a situação chegou a este ponto após a Prefeitura de Quixadá, tendo a frente o prefeito interino, João Paulo, não disponibilizar os ônibus da administração para fazer o transporte dos universitários. A justificativa da gestão é que todos os veículos estão em processo de manutenção.

A fim de não deixar que os estudantes ficassem prejudicados, as diretorias dos campi de Quixadá do IFCE e da UFC disponibilizaram seus ônibus, de forma voluntária, para realizar o transporte. Porém, as instituições realizam viagens de visitas técnicas, ou seja, nem sempre estes veículos estarão a disposição para transporte dos alunos.

E foi justamente o que ocorreu: Somente um ônibus da UFC estava realizando o transporte, pois, conforme o diretor do campus do IFCE de Quixadá, Hélder Caldas, “dos 3 motoristas” que a instituição possui, “2 estão em viagens de visitas técnicas e o que ficou já havia cumprido a sua jornada de trabalho durante o dia”.

Ainda de acordo com Hélder, “quaisquer que sejam as iniciativas de parte do IFCE e UFC no sentido de solucionar o problema, passa necessariamente pela gestão municipal”. Por isso, amanhã, 21, será realizada uma reunião com o prefeito interino, no intuito de que seja estabelecido um consentimento e o problema seja solucionado.

Após os estudantes criticarem o ocorrido, o diretor do campus do IFCE divulgou nota, onde declarou que o caso “é profundamente lamentável, além dos riscos aos quais todos os alunos estão submetidos […] Finalmente confessamos que estamos com muitas dificuldades em encontrar a saída. Prometo conversar com vocês [estudantes] após a conversa com o prefeito”.

Confira o vídeo divulgado através das redes sociais dos estudantes:

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here