O empresariado anunciou, da indústria ao varejo, bilhões de reais em investimentos no Brasil para 2019. A queda do dólar, a perspectiva de mudança no ambiente político e a promessa das reformas previdenciária e tributária impulsionaram diversos setores, fazendo com que, nessa semana, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) alcançasse 63,2 pontos, o maior dos últimos oito anos, desde o fim do governo Lula.
Tudo isso ocorre em meio a contínua redução na previsão de aumento do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano, que passou de 2,5% para 2,1%.
A Standard & Poor’s (S&P) afirma que as reformas serão decisivas para o aumento da nota de crédito do Brasil. Atualmente, o País é classificado como BB- pela agência, a menor desde 2005.
Segundo o professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ulisses Ruiz de Gamboa, o ex-ministro de Dilma Rousseff, Joaquim Levy é um dos nomes que inspira confiança, visto que irá liderar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Declarações
John Deere Brasil
O diretor de Vendas da Divisão de Construção da John Deere Brasil, Roberto Marques, declarou que o País tem uma alta demanda de obras reprimida que precisará ser destravada num curto espaço de tempo. A empresa anunciou que irá nacionalizar a produção de três modelos de motoniveladoras e expandir a fábrica de máquinas de construção em São Paulo.
“São vários fatores que nos levam a uma expectativa positiva: o crescimento exponencial da população, a concentração das pessoas nos centros urbanos com a formação de megacidades e a necessidade urgente de melhorias no escoamento das safras agrícolas, motor do PIB. Para atingirmos esse equilíbrio, precisamos estar preparados do ponto de vista tecnológico, investindo em construções de precisão, conectadas e inteligentes. Esse é o caminho”, acredita.
Ford
A expectativa do vice-presidente de assuntos corporativos da Ford para América do Sul, Rogelio Golfarb, também se diz otimista e aposta num crescimento acima de 10% para a indústria automotiva.
“Temos uma expectativa positiva sobre o ambiente de negócios, é isso que o setor automotivo precisa. A nossa expectativa de crescimento é baseada em projeções de crescimento do PIB para o próximo ano”, acrescenta.
Carrefour
A rede varejista irá repetir o investimento de 2018, que chega a quase R$ 2 bilhões. O Carrefour ainda anunciou que irá abrir 20 novas lojas Atacadão.
Leroy Merlin
Também já foram anunciadas, por parte da Leroy Merlin, a modernização nas vendas pela Internet e investimento total de R$ 300 milhões.
Repórter Ceará com informações do O Povo Online