A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 141 municípios do Estado, das 7 horas do dia 23, até as 7 horas do 24 de fevereiro. Com as precipitações, diversos açudes e barragens transbordaram, e outros acumularam grande volume de água, como é o caso do açude Itaúna, na divisa das cidades de Granja e Chaval. O reservatório está com 93,13% de sua capacidade.
No Sertão Central, após chuva de 73 milímetros, o açude São José I, em Boa Viagem, transbordou. A sangria chegou a alcançar 50 centímetros de altura.
Contudo, a maior chuva da região foi registrada no município de Quixeramobim, no Distrito de Manituba. Foram contabilizados 82.3 mm. A precipitação fez com que a Barragem de Ipueiras sangrasse. A Barragem da Veneza, no mesmo Distrito, também transbordou com as chuvas que caíram na região.
Ainda no Sertão Central, a Prefeitura de Solonópole realizou ações de prevenção no açude que estava prestes a se romper no município. De fato, o reservatório se rompeu, contudo, a administração municipal havia feito a abertura de um sangradouro de emergência para diminuir o volume de água dentro do açude e evitar uma tragédia.
Outro açude que sangrou foi o Linhares, no município de Nova Russas. Conforme a Funceme, foi registrada precipitação de 69 mm na cidade.
Partindo para a Região Metropolitana de Fortaleza, a Barragem do Rio Cocó, no conjunto Palmeiras, transbordou após chuva de 120.3 milímetros que caiu sobre a Capital cearense. O reservatório é o quinto do Ceará a sangrar, conforme o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão do Recursos Hídricos (Cogerh).
Atualmente, dos açudes monitorados pela Cogerh, estão com capacidade máxima e sangrando, o Maranguapinho, em Maranguape, que sangrou no último sábado, 23; o Germinal, no município de Palmácia; o Tijuquinha, em Baturité; e o São José I, em Boa Viagem. Ainda segundo a Companhia, oito açudes estão com volume acima de 90%.
Repórter Ceará