Desde o último dia 14 de março, os professores de Caucaia entraram em greve reivindicando que a Prefeitura Municipal conceda o reajuste salarial de 4,17% para a categoria. Além disso, a classe denuncia as condições precárias de trabalho, como também, pedem o cumprimento do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério.
Em vídeo que circula nas redes sociais, o prefeito Naumi Amorim (PMB) aparece falando com professores nesta terça-feira, 02, sobre ações que serão tomadas pela gestão municipal. O ato ocorreu durante a entrega da reforma da Escola Plácido Monteiro Gondim, na Catuana.
De reajuste, o prefeito anunciou um aumento de 2%, afirmando que “a Prefeitura de Caucaia não tem condições de dar um aumento maior neste ano”. A categoria não recebeu a informação muito bem. No dia 17 de março, o gestor havia proposto um aumento de 1%, contudo, o magistério rejeitou por unanimidade em Assembleia Geral. Sobre os auxílios alimentação e transporte, Naumi anunciou aumento de 55,55%.
A Direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Caucaia (Sindsep) informou que o reajuste nos auxílios ainda não aparecem nos contracheques dos professores.
Sobre a estrutura das escolas, o prefeito anunciou a compra de bebedouros, geladeiras, fogões, ventiladores, entre outros equipamentos, contudo, não falou sobre a infraestrutura, que professores relatam ser precária em algumas unidades de ensino.
Em nota divulgada no último dia 28, a Prefeitura divulgou decisão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que decretou a ilegalidade da greve dos professores da rede pública municipal de Caucaia. Caso não retornem imediatamente às atividades, a multa diária será de R$ 5 mil.
Enquanto isso, após anunciar as medidas e os professores não ficarem satisfeitos, o prefeito deixou o local ao som da voz da categoria: “Prefeito a culpa é sua. Professor na rua”.
Repórter Ceará