Home Homenagem Dom Adélio Tomasin: 89 anos de vida e doação

Dom Adélio Tomasin: 89 anos de vida e doação

Neste sábado, 27, o bispo emérito de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, comemorará a chegada de seus 89 anos de vida.

Nos últimos dias, diversos quixadaenses e pessoas conhecedoras do sacerdócio de Dom Adélio prestaram homenagens ao bispo através de redes sociais, ressaltando sua importância para a Terra dos Monólitos e sua contribuição para a região do Sertão Central.

Desde o início da semana, a Rádio Cultura e outros meios de comunicação realizam entrevistas com personalidades que destacam fatos da vida de Dom Adélio.

O diretor-presidente do Sistema Maior de Comunicação, Sérgio Machado, ressaltou que “a vida de Dom Adélio e o seu tempo de serviço aos mais pobres, seu sacerdócio e sua sabedoria serão tidos como legado e irão inspirar muitas gerações. Ele é um ser humano que contribui consideravelmente para o crescimento espiritual, como também, com o desenvolvimento de diversos setores da sociedade do Sertão Central, como a educação. Tenho grande apreço pelo sacerdote e desejo-lhe muita saúde e paz”.

Biografia

Adélio Giuseppe Tomasin, filho de Santo Tomasin e Marina Galesso, nasceu no dia 27 de abril de 1930 em Montegaldella na região do Vêneto, província de Vicenza.

Dom Adélio concluiu o curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano de Ferrara, sendo ordenado sacerdote, em 26 de março de 1955 e foi eleito Bispo para a sede vacante da Diocese de Quixadá pelo Sumo Pontífice João Paulo II em 16 de março de 1988 recebendo a Ordem do Episcopado de Dom Cláudio Colling, então Arcebispo de Porto Alegre. Sua posse na Diocese foi em 29 de maio do mesmo ano.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here