Home Publicação Prefeitos do Sertão Central formalizam mais um consórcio para Gestão Integrada de...

Prefeitos do Sertão Central formalizam mais um consórcio para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Mais seis municípios formalizaram a criação de consórcio, visando a Gestão Integrada de Resíduos com foco na Coleta Seletiva Múltipla. Na manhã da última sexta-feira, 10, o secretário Artur Bruno recebeu no auditório da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), os prefeitos Ilário Marques, de Quixadá, Marcondes Jucá, de Choró e Francisco Edson de Moraes, de Ibaretama e os representantes das prefeituras de Quixeramobim, Ibicuitinga e Banabuiú, que compõem a Região do Sertão Central I.

Na ocasião, Artur Bruno destacou a importância da formalização do compromisso por parte de todos os municípios para o avanço da Política Estadual de Resíduos Sólidos no Ceará (Lei 16.032/2016) e a urgência em eliminar os mais de 300 lixões existentes no estado. “Precisamos acelerar o processo”, disse. Ele lembrou que a gestão integrada dos resíduos passa pela simples mudança de comportamento. É preciso “reduzir, reutilizar e reciclar” o lixo. Até 2018, foram formalizados 10 consórcios envolvendo 89 municípios.

O objetivo é atender, integralmente, os requisitos do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM) que garante 2% de repasse do ICMS aos municípios. De acordo com André Pereira, coordenador de Desenvolvimento Sustentável (Codes) da SEMA, “assinado o documento, o município estará apto a atender o Decreto Estadual nº 32.483, de 29 de dezembro de 2017, e terá até cinco anos para construir uma Central Municipal de Resíduos, (CMR) conforme previsto no Plano de Coleta Seletiva. “Cada município vai ter o seu CMR”, disse.

A expectativa do prefeito de Quixadá, Ilário Marques , é a melhor possível. Segundo ele, a iniciativa do Governo do Estado, por meio da SEMA, “vem apontar soluções sustentáveis” para a questão dos lixões existentes nos municípios. “Com a gestão integrada de resíduos sólidos a partir dos consórcios microrregionais e com toda a assessoria que estamos recebendo vamos poder ter um processo mais adequado de coleta do lixo produzido”, afirmou. “Vamos ter toda uma política de incentivo à reciclagem, portanto de geração de emprego, e renda, no próprio município, além da conformidade ambiental”, encerra.

Marcondes Jucá, prefeito de Choró, disse que “a iniciativa do Governo do Estado, por meio da SEMA, junto com os prefeitos, é a melhor possível” e para o chefe do executivo de Ibaretama, Francisco Edson de Moraes, “as coisas agora estão encaminhadas”. Também participaram da reunião de assinatura, os secretários Francisco Kildare Lobo Cavalcante, do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e Igor Carlos Nobre Cavalcante, de Trânsito, Cidadania, Segurança e Serviços Públicos, de Quixadá; Maninho Calixto, da Agricultura e Meio Ambiente, de Ibaretama. Representando o prefeito de Banabuiú, Romário de Lima, e de Quixeramobim, Rodrigo Torres Nascimento.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here