Home Cultura Iracema, de José de Alencar, se torna ícone representativo da cultura cearense

Iracema, de José de Alencar, se torna ícone representativo da cultura cearense

O escrito cearense José de Alencar, esteja onde estiver, deverá estar aclamando a decisão da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) em tornar a índia Iracema, nome e personagem de uma de suas obras, como ícone representativo da cultura cearense.

“A proposta de adotar a índia Iracema, protagonista do romance do nosso ilustre escritor José de Alencar, como ícone da cultura do nosso Estado se reveste de uma importância ainda maior quando reconhecemos nesse romance uma das explicações para as origens do Estado”, justifica a autora do Projeto de Lei nº 175/15, deputada Augusta Brito (PCdoB).

Na obra, Iracema – a “Virgem dos lábios de mel” – com o colonizador português Martim têm um filho, Moacir, que representa o primeiro cearense “miscigenado”.

“Intrinsecamente ligado à sociedade cearense, o livro valoriza a cor local, o típico, o exótico, inscrevendo-se na intenção nacionalista de embelezar a terra natal, ampliando imagens paradisíacas. Há inúmeras descrições da natureza exuberante, da Bica do Ipu, da Lagoa de Messejana, do Rio Jaguaribe, da Lagoa da Parangaba, das nossas praias. Percebe-se o Ceará histórico e geográfico, suas crenças, hábitos e comportamentos”, declarou a deputada.

Repórter Ceará

 

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here