As condições meteorológicas observadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam continuidade das chuvas até, pelo menos, amanhã, 16.
No sábado, 15, as macrorregiões do Maciço do Baturité e Jaguaribana terão chuvas isoladas. Ou seja, a área de abrangência será relativamente menor. Já para as demais áreas, a previsão é de apenas nebulosidade variável.
Para o domingo, a Funceme prevê a possibilidade de chuva no Maciço de Baturité, na região Jaguaribana e no Sertão Central. Nas demais áreas, nebulosidade variável.
Ondas de Leste
O cenário de chuvas no Ceará é associada à atuação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), também conhecido por Ondas de Leste.
O DOL é um sistema atmosférico típico deste período do ano e provoca chuvas mais intensas nos estados do leste da região Nordeste, como Pernambuco e Paraíba. Quando sua atuação é mais expressiva, acaba trazendo chuvas para o Ceará também. Junho e julho é conhecido por Pós-Estação.
“Com o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), se inicia o período caracterizado por uma sensível e progressiva redução do volume médio mensal das chuvas no estado. Historicamente, em junho e julho, o leste do Ceará e o litoral recebem algumas chuvas que, em geral, são rápidas e não muito intensas, mas eventos mais intensos não são fora do comum”, explica o pesquisador da Funceme, Raul Fritz.
Repórter Ceará



