Uma área superior a 50 hectares foi consumida por um incêndio iniciado na noite deste sábado, 24, na zona rural de Quixadá, no Sertão Central do Ceará. De acordo com moradores da comunidade Serrote da Aroeira, no distrito de Alto da Balança, o fogo começou por volta das 20 horas.
O Corpo de Bombeiros de Quixadá foi acionado para debelar o fogo. No entanto, diante dos ventos, as chamas se alastraram rapidamente pela mata nativa, impossibilitando o controle das chamas ainda durante a noite.
Conforme relatos do empresário Paulo Holanda, proprietário de um restaurante próximo ao local do incêndio, a fumaça e as chamas à margem direita da BR-122, no sentido Quixeramobim-Quixadá, causavam risco para quem seguia viagem do sertão para o litoral. “O fogo chegou a atingir mais de três metros de altura”, disse.
O Corpo de Bombeiros informou que a área atingida pelo fogo é de acesso difícil tanto para veículos quanto para homens a pé. O incêndio só foi controlado no início da manhã deste domingo, 25. Ninguém ficou ferido.
“O trabalho se prolongou até próximo à meia-noite, quando os bombeiros deixaram o local sem que houvesse ameaças à vida ou ao patrimônio. Até o momento, não houve ‘rechamadas’ para essa ocorrência”, informou o órgão em nota.
Repórter Ceará com informações do G1-CE (Foto: Alex Pimentel)