A Justiça Eleitoral no Ceará concluiu do cadastramento biométrico em 100% dos municípios cearenses, três anos antes da meta nacional. A última cidade a fechar a revisão no estado foi Fortaleza, depois de cinco anos dedicados ao atendimento com coleta de dados biométricos e nove meses de convocação obrigatória. Se por algum motivo, você perdeu o prazo da revisão na sua cidade, saiba o que fazer.
Não fiz o cadastramento biométrico. E agora?
Você deve procurar uma das unidades de atendimento do município onde vota ou do que deseja transferir, com identidade e comprovante de residência atualizado. Você receberá um título novo no momento do atendimento. Pronto! É só aguardar o processamento dos dados pela Justiça Eleitoral.
O que acontece se eu não regularizar meu título?
Quem não resolver as pendências fica impossibilitado de tirar CPF, RG e passaporte. Também não pode assumir cargos públicos, renovar matrícula em instituição de ensino pública, conseguir empréstimos em bancos públicos, dentre outras consequências previstas no Código Eleitoral.
O eleitor com mais de 70 anos precisa fazer a biometria?
Quem tem mais de 70 anos e não fizer a biometria terá o título cancelado e não poderá votar. Porém, como o voto é facultativo para quem passou dos 70, esse eleitor não terá outras restrições na vida civil, tais como tirar passaporte e CPF, ou obter empréstimos e benefícios federais.
Atendimento em Fortaleza
Os eleitores que perderam o prazo da biometria devem procurar o quanto antes a regularização, portando documento oficial com foto e comprovante de residência. O prazo máximo para regularização é 6 de maio de 2020, quando a Justiça Eleitoral de todo o país finaliza os atendimentos ao eleitor e volta-se para a preparação das eleições.
O TRE anuncia, todavia, que nos dias 30/11, 2 e 3/12, não haverá atendimento ao público, em nenhum dos postos biométricos de Fortaleza, apenas expediente interno. A partir das 13h de segunda, 2/12, o sistema de agendamento estará disponível com novas vagas, assim como o Disque Eleitor 148.
De segunda a sexta, das 8h às 17h:
- Central de Atendimento ao Eleitor na Praia de Iracema;
- UECE Itaperi;
- CCDH Conjunto Ceará (antigo CSU);
- Vapt Vupt de Messejana;
- Vapt Vupt do Antônio Bezerra;
- Parque das Crianças;
- CITS Bairro José Walter.
De segunda a sexta, das 10h às 19h:
- Via Sul;
- Iguatemi;
- Parangaba;
- Benfica;
- North Shopping Fortaleza;
- North Shopping Jóquei;
- Riomar Fortaleza;
- Riomar Kennedy.
Repórter Ceará – TRE-CE