Home Granja Granja não terá carnaval para investir em medidas preventivas contra desastres em...

Granja não terá carnaval para investir em medidas preventivas contra desastres em razão das chuvas

O município de Granja não terá as festividades alusivas ao Carnaval de 2020. A decisão foi da Prefeitura do município, em razão do risco de rompimento da barragem Lima Brandão, que sustenta as águas do rio Coreaú.

A decisão da gestão foi anunciada após a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) emitir alerta para chuvas de grande intensidade para fim de janeiro e início de fevereiro. Este é o segundo ano consecutivo que a Prefeitura toma tal atitude.

Com a não realização do Carnaval de 2020, o município deve economizar 1,2 milhão. O dinheiro será investido em medidas de prevenção de desastres e na reforma do mercado municipal.

Conforme a Funceme, o município recebeu as maiores precipitações do Ceará e, nos primeiros 15 dias de 2020, já foram registrados mais de 300 milímetros de chuvas, que elevaram o nível do rio Coreaú. Além disso, a principal barragem da cidade chegou a sangrar na última segunda-feira, 13, causando alagamentos em moradias próximas a ela e os dois principais açudes da região, Gangorra e Anjicos, já apresentam 80% de sua capacidade hídrica preenchida, indicando, assim, que em breve devem sangrar e com isso, aumentar ainda mais o nível do rio Coreaú, elevando o alerta com relação à barragem Lima Brandão.

Repórter Ceará (Foto: Miquéias Santos)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here