Home Recursos Hídricos Situação atual dos açudes cearenses é melhor que a do mesmo período...

Situação atual dos açudes cearenses é melhor que a do mesmo período em 2019

O volume dos açudes cearenses está 40% maior neste ano em comparação com o mesmo período de 2019. Ao todo, são 2,73 bilhões de metros cúbicos já armazenados, contra 1,95 bilhão de m³ do ano passado. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

De acordo com a Cogerh, no início de fevereiro, quando a quadra chuvosa começou, o volume dos açudes estava em 14,65%.

Os reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de Fortaleza, no caso, Pacajus, Pacoti, Gavião e Riachão, apresentam os melhores resultados, com o dobro da água que tinham no dia 07 de fevereiro do ano passado.

Em relação aos dois maiores açudes do Ceará, o Castanhão e o Orós, ambos apresentaram redução no seu volume. O primeiro saiu de 3,68% antes da quadra chuvosa e, atualmente, encontra-se com 2,47%. Já Orós está com 4,8% contra 5,2% no início de janeiro.

A bacia do Banabuiú, terceira maior do Estado, também apresentou redução, como também, a do Salgado, Alto Jaguaribe e Médio Jaguaribe. As demais apresentaram aumento de volume em comparação com o ano passado.

Apesar dos resultados das últimas semanas, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que as chuvas estão bem distribuídas em todo o Estado.

Repórter Ceará (Foto: Divulgação/Agência Nacional das Águas)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here