Home Terezinha Oliveira Ele nasceu para ser mestre – José Artur Costa

Ele nasceu para ser mestre – José Artur Costa

JOSÉ ARTUR COSTA

Há 80 anos, em 24/08/1940, nascia uma pessoa que muito contribuiu com seu Município: nos Esportes, Comunicação, Música e, principalmente, na Educação. Filho de José Nilo Costa e Heloisa Pereira Costa, iniciou seus estudos no Grupo Escolar Assis Bezerra. Ao concluir o “Curso Primário” (1º Grau), teve que ir para a Baturité, sendo aluno interno do Colégio Salesiano Domingos Sávio, onde cursou o Ginásio (séries 6ª a 9ª). O Ensino Médio foi cursado em Fortaleza, no Liceu do Ceará.

Após concluir o Ensino Médio voltou à Terra Natal, quando foi convidado a lecionar no Grupo Assis Bezerra e no Ginásio Dom Quintino. Também foi professor no Colégio Estadual Dr. Andrade Furtado, sempre na disciplina de Matemática. Integrou a equipe gestora desses estabelecimentos, ocupando o cargo de vice-diretor.

Como servidor público ocupou alguns cargos diretivos em unidades regionais: coordenador da Unidade do Instituto de Previdência do Ceará (antigo IPEC – hoje ISSEC); delegado Regional de Ensino (12ª CREDE), o que permitia manter residência em Quixeramobim e cursar Pedagogia na UECE, em Limoeiro do Norte, especializando-se em Administração Escolar. Novamente passa uma temporada em Fortaleza devido a sua nomeação para a Superintendência de Recursos Humanos do Ceará – SUPREH, unidade da Secretaria Estadual da Administração.

Voltando a Quixeramobim, assumiu a Secretaria Municipal de Educação e teve papel fundamental na formulação do projeto para criação da Escola Agrícola Leorne Belém, sendo seu Diretor Fundador, onde realizou um trabalho com sua marca pessoal – competência, honestidade e abnegação. Continua trabalhando na Secretaria Municipal de Educação no setor do Transporte Escolar.

Além das esferas educacionais e gestão pública, sempre se envolveu com trabalhos voluntários em áreas que muito lhe dão prazer: os Esportes e a Música. A forte influência do desportista Nilo Costa, seu genitor, também participou ativamente do Desporto de Quixeramobim, como atleta e dirigente das Entidades: Liga Desportiva de Quixeramobim e Associação Desportiva de Quixeramobim. A facilidade de comunicação o tornou comentarista nas rádios locais.

Reunindo sua vivência no futebol da nossa terrinha com a vontade de homenagear amigos que brilharam nas peladas e competições oficiais, especialmente a Seleção de Quixeramobim, publicou o Livro “Chutando Bola nos Campos da Minha Cidade”. O livro foi mais uma empreitada do seu jeito de fazer o que gosta: custeado integralmente por ele e distribuído gratuitamente com os personagens e admiradores.

Vocacionado para a música, dono de bela voz, cultiva um repertório primoroso acumulado desde as serestas da juventude. Formou com amigos o Grupo Coroas da Saudade, que se apresentavam em festas de amigos e até gravaram alguns CDs. Hoje os Coroas são a base do Projeto Resgatando a Boemidade, que acontece quinzenalmente nas noites de sábado na Praça da Matriz. Por 19 anos comandou o “Sempre Sucesso” na Rádio Campo Maior, programa musical que refletiu seu gosto apurado e conhecimento do nosso cancioneiro romântico e regional.

A sua maior paixão e orgulho é a Família que constituiu com sua amada Jandira Saraiva Costa, também professora. Tem dois filhos – o Arquiteto Artur Eduardo e a Fisioterapeuta Suzani, que lhes deram os netos Tobias e Lívia

Terezinha Oliveira
Prima e  Admiradora de Zé Artur
Assumiu o Resgatando a Boemidade e o Sempre Sucesso

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here