Home Eleições 2020 Candidatos de Boa Viagem e Quixadá intensificam pré-campanha em redes sociais

Candidatos de Boa Viagem e Quixadá intensificam pré-campanha em redes sociais

Os candidatos às Prefeituras de Boa Viagem e Quixadá, no Sertão Central, são os que mais intensificaram atividades nas redes sociais desde o início do período pré-eleitoral deste ano, sejam para lives, divulgação de visitas e até anúncios de apoio.

O cenário se deve em razão da pandemia do novo coronavírus, que impediu a aproximação presencial do eleitorado com o pré-candidato e fez com que os futuros postulantes se reinventassem, de modo que possam realizar suas pré-campanhas à distância, mas obter o resultado desejado: atingir a população de seus respectivos municípios. Os candidatos precisam ter foco no engajamento, para isso, a quantidade de seguidores será fundamental para mobilizar a militância e difundir suas propostas, de modo que consiga chegar ao público.

Boa Viagem

Três nomes disputarão a Prefeitura na cidade: Régis Carneiro (SD), Aline Vieira (PL) e Edvan Abreu (PT). O primeiro conta com 2.805 seguidores no Instagram e 2.840 no Facebook. Enquanto isso, a atual prefeita e candidata à reeleição registra 6.066 seguidores no Instagram e 19.379 no Facebook.

O que possui menos internautas é o postulante do PT, que não possui página oficial no Facebook e conta com o número de 363 seguidores em seu Instagram.

Quixadá

Na Terra dos Monólitos, o atual prefeito, Ilário Marques (PT) conta om 13.450 seguidores no Facebook, enquanto Ricardo Silveira (PSD), seu principal opositor, o supera e fica com 14.190. Apesar disso, no Instagram, a situação se inverte, pois enquanto o candidato do PT possui 10,2 mil seguidores, Silveira registra 9.142. Em termos totais, o petista possui 23.650 internautas nas duas redes e Silveira está com 23.332.

Os candidatos que possuem as menores contas são o vereador Cézar Augusto (MDB) e o professor e advogado Cícero Freitas (REDE). Por rede social, a disposição é a seguinte:

Cézar Augusto
Facebook – 1.453
Instagram – 561
Total – 2.014

Cícero Freitas
Facebook – 162
Instagram – 1.133
Total – 1.295

O nome de Sérgio Onofre (Cidadania) fica em terceiro lugar no município, já que possui 12.970 seguidores no total e apresenta 6.579 internautas no Facebook e 6.391 no Instagram.

Seguidores e Mobilização

A professora de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Monalisa Torres, analisa que o desafio será transformar o número de seguidores em mobilização. “Uma coisa é conseguir engajamento. Agora, transformar isso em mobilização política é que será o segredo. Transformar o seguidor em um cabo eleitoral, que vai impulsionar (a campanha) na rua, na comunidade ou entre os membros do WhatsApp”.

DETALHE – Os dados foram coletados apenas nas páginas oficiais no Facebook e nos perfis oficiais no Instagram de cada candidato. O levantamento ocorreu das 16h13 às 16h20. Com relação ao Facebook, os números considerados foram apenas os de seguidores e não as curtidas.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here