Home Investigação Agentes penitenciários são suspeitos de estuprar detento em Itaitinga

Agentes penitenciários são suspeitos de estuprar detento em Itaitinga

Fortaleza, CE, Brasil, 31-10-2017: Mulheres de detentos esperam notícias sobre a rebelião no Complexo Penitenciário Estadual - CPPL II Itaitinga. (Foto: Mateus Dantas / O POVO)

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) e a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e o Sistema Penitenciário (CGD) investigam uma denúncia de um detento de que ocorreu um estupro contra outro preso, na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL 2), em Itaitinga, na Grande Fortaleza. Três policiais penais são suspeitos de praticarem o crime. A informação é do Portal G1.

A violência sexual teria acontecido no mês de junho deste ano, mas o Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia Metropolitana de Itaitinga somente no dia 17 de agosto. O delito foi relatado por um interno que testemunhou o caso contra um companheiro de cela e também foi vítima de agressão.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) repudiou “qualquer ato de violência contra a pessoa humana” e assegurou que está está disponível para contribuir com qualquer investigação das autoridades policiais, judiciais e administrativas.

O preso relatou que tudo aconteceu após uma “brincadeira entre dois detentos” durante o banho de sol. A ação foi interpretada pelos agentes como uma discussão, momento em que a atividade foi cancelada e os internos voltaram para as celas.

Na ocasião, os policiais penais apontaram um detento como “um dos que estariam brigando”. Este, detalha o BO, foi “coagido a dizer o nome do outro preso” envolvido na discussão, mas não mencionou ninguém.

Por causa da recusa, os agentes ficaram “revoltados” e retornaram à cela, quando o estupro foi consumado. O declarante informou à Polícia que ouviu os gritos do colega de xadrez “dizendo para não baixar o calção dele”.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here