Home Sérgio Machado Mesmo com vacinas, manter medidas sanitárias continua vital

Mesmo com vacinas, manter medidas sanitárias continua vital

Father squirts antibacterial hand sanitizer in daughter's hands, Little girl wears a face mask during coronavirus and flu outbreak

A tão esperada vacina que promete frear a pandemia chegou, mas, apesar disso, os esforços devem continuar no intuito de prevenir novas internações e que a doença alcance patamares estratosféricos, a ponto de superlotar unidades de saúde e colapsar o sistema de uma cidade e, em casos mais graves, de um Estado.

Com muita apreensão e tristeza, observamos a situação de Manaus, que teve um grande número de casos graves, que necessitavam de internação, em um curto período de tempo, fazendo com que os hospitais da capital amazonense ficassem sem oxigênio para as demandas da Covid-19 e pacientes que já estavam internados com outras enfermidades.

Enquanto brasileiros, nosso dever diante da pandemia é zelar pela nossa saúde e pelo bem coletivo. Com uma nova variante do coronavírus circulando em território nacional, o risco de uma explosão de casos, como ocorreu em Manaus, pode acontecer em qualquer local, tomando como princípio a inconsequência de não levar a sério uma doença que já matou mais 200 mil brasileiros.

Como disse, a vacina já é uma realidade e as campanhas serão intensivas, para imunizar o maior número de pessoas em um curto espaço de tempo. Considerando que as 4 fases planejadas pelo Governo Federal devem alcançar quase 110 milhões de habitantes, precisamos nos manter seguros, nos proteger e estender essa proteção ao próximo. Obedecer medidas sanitárias como usar máscara e álcool em gel virou uma questão de sobrevivência. Até os mais de 200 milhões de brasileiros estarem vacinados, teremos um caminho longo a seguir, mas com uma esperança no peito.

Foto: Getty images

Para conferir mais artigos na coluna de Sérgio Machado, clique AQUI.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here