O prefeito de Senador Pompeu, presidente do Consorcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (CODESSUL), Maurício Pinheiro, deve assinar nos próximos dias, a ordem de serviço para construção da Central Municipal de Resíduos Sólidos. A CMR terá uma área total de 10.000 m² e recebeu da SEMACE a licença para construção.
Segundo a gestão, as Centrais Municipais de Resíduos são estruturas que oferecem à população serviço gratuito de recebimento e segregação de resíduos com potencial de reciclagem, como papel, plástico, vidro, metal e também óleo de cozinha usado. Nas CMRs os materiais são preparados para as indústrias recicladoras que realizarão o beneficiamento e a reinserção desses produtos na cadeia produtiva. As obras também incluem os serviços de edificações, drenagens, instalações hidrosanitárias, instalações elétricas, terraplenagens e pavimentações.
Conforme o prefeito, com o funcionamento da CMR, o município de Senador Pompeu estará se adequando a Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como a lei nº 14.026, de 15 de julho de 2020, que estabelece o novo marco legal para o saneamento básico e dá aos municípios com até 50 mil habitantes novo prazo para destinação adequada dos rejeitos, até 02 de agosto de 2024. A construção da CMR no município deverá diminuir em até 70% o envio de rejeitos enviados ao Aterro Sanitário, dando, assim, melhor qualidade de vida a população, aos garis e catadores do município.
Repórter Ceará
