Nesse domingo, 8, ciclistas participaram do passeio ciclístico realizado em Quixeramobim, no Sertão Central. O evento integra as comemorações do aniversário da cidade, que em 14 de agosto completa 232 anos.
Conforme a Secretaria de Esporte, Juventude e Integração (SEJUVI), “centenas de ciclistas” participaram do evento. A trilha percorreu as principais ruas da cidade. De acordo com fotografias publicadas pela própria pasta, alguns participantes não usaram máscaras, mesmo com a nota da SEJUVI informando que uma equipe “auxiliava nas medidas de prevenção do Covid-19, com distribuição de álcool em gel”.
O passeio ocorreu menos de 24 horas após o anúncio de confirmação da variante Delta, da Covid-19, no Sertão Central e Inhamuns, nos municípios de Choró e Tauá, respectivamente. A confirmação dos casos, sendo um em cada cidade, foi feita no último sábado, 7. Na ocasião, a Prefeitura de Choró e a Secretaria de Saúde de Tauá divulgaram notas com informações sobre as pessoas infectadas com a variante.
Na sexta-feira, 6, o governador Camilo Santana (PT) não continuou a flexibilização de atividades no Ceará, em razão da variante. O Estado, até o dia da live do gestor estadual, ao lado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, tinha 15 casos confirmados da Delta, de passageiros procedentes do Rio de Janeiro, México, Recife e São Paulo.
“O Comitê decidiu, por prudência, diante do surgimento dessa variante delta que está preocupando o mundo inteiro, não fazer alterações ou avanços em relação ao atual decreto. Até porque essa variante foi identificada há menos de duas semanas, então, nós precisamos saber como vai ser o comportamento nas próximas semanas da presença da variante delta no Estado do Ceará”, justificou Camilo.
Cabeto, por sua vez, reforçou que é necessário manter todos os cuidados: “A gente tem, sim, dados epidemiológicos e assistenciais bem melhores. No entanto, a documentação dessa variante faz reforçar medidas e protocolos que já existem para funcionamento das unidades [de saúde], e medidas de proteção individual como o uso de máscaras. Embora a gente saiba que é desconfortável e incômodo, é muito importante que a gente se proteja e proteja a cada um dos familiares.”
Atualmente, em relação a macrorregião de Saúde, somente Choró e Tauá possuem casos da Delta. Por região econômica, apenas Choró possui o registro positivo da variante no Sertão Central.
O boletim epidemiológico de Quixeramobim, até o dia 6 de agosto, contava com 19 pacientes em acompanhamento, sendo 16 em isolamento domiciliar e três internados. Desde o início da pandemia até a última divulgação da situação quanto à Covid-19, haviam 9.332 casos confirmados, com 9.070 altas clínicas e 227 óbitos. Na vacinação, a cidade segue a aplicação na população geral, em pessoas com idade a partir de 33 anos.
Matérias relacionada:
- Após registrar casos da variante Delta, Ceará mantém decreto sem alterações
- Choró é a primeira cidade do Sertão Central a confirmar caso da variante Delta
- Tauá confirma primeiro caso da variante Delta
Repórter Ceará
