O prefeito de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, Vitor Valim, convidou o Capitão Luís Carlos Paulino, no início de setembro, para assumir o comando da Autarquia Municipal de Trânsito do município. O convite foi aceito. A cidade possui a segunda maior estrutura de trânsito do Ceará, ficando atrás, apenas, de Fortaleza.
Interlocutores do Governo Municipal avaliam que a escolha do prefeito foi “certa” e “eminentemente técnica”, já que Luís Carlos é conhecido em todo o Ceará e no Brasil como uma das maiores autoridades no ramo do trânsito no País. O presidente da Autarquia, desde que assumiu, já realizou uma semana de educação de trânsito nas escolas, nas ruas e nas praias da cidade.
Filho de Quixeramobim, Luís Carlos é graduado em Direito e pós-graduado em Gestão e Direito de Trânsito. Atuou na Polícia Militar por mais de trinta e um anos, afastando-se do serviço ativo no posto de Capitão. É consultor da Federação Nacional dos Detran (FENASDETRAN) e da Associação Brasileira de Educação de Trânsito (ABETRAN). É professor de cursos de graduação e pós-graduação e autor de vários livros e artigos sobre o binômio trânsito-mobilidade. Foi Membro Titular da Câmara Temática de Educação Para o Trânsito e Cidadania do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), biênio 2015/2016, e Coordenador Estadual do Movimento Maio Amarelo, no Ceará, nas quatro primeiras edições do evento (de 2014 a 2017).
Repórter Ceará (Foto: Divulgação)