Neste dia 1º de novembro, a Estátua do Padre Cícero, localizada na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, completa 52 anos de inauguração.
Com 30 metros de altura, o projeto inicial previa que o monumento tivesse 27 metros. A estátua foi esculpida por Armando Lacerda, em 1969, e inaugurada em 1º de novembro do mesmo ano pelo ex-prefeito José Mauro Castelo Branco Sampaio.
O responsável pelos cálculos da obra foi o engenheiro Rômulo Ayres Montenegro, da base e da estátua. O local é um dos pontos turísticos de Juazeiro, assim como uma das imagens associadas ao Ceará.
Quem foi Padre Cícero?
Tido como homem a frente do seu tempo, Cícero Romão Batista nasceu em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, e é considerado “O Cearense do Século”, em votação promovida em 2001 pela TV Verdes Mares e Rede Globo. Além disso, ele está na lista dos “100 maiores brasileiros de todos os tempos”, em concurso realizado pelo SBT, juntamente com a BBC.
Em sua cidade natal, é possível ver e visitar espaços construídos em sua memória: O Horto e o Memorial Padre Cícero. Ele, considerado o santo de Juazeiro, atraía multidões dos mais vastos lugares, desde doentes a romeiros. Sua figura integra a história de Juazeiro do Norte, assim como a do Ceará.
Repórter Ceará (Foto: Gustavo Pellizzon/SVM)