Home Publicação Bases do Samu das regiões Metropolitana e Sertão Central recebem ventiladores mecânicos...

Bases do Samu das regiões Metropolitana e Sertão Central recebem ventiladores mecânicos para qualificar atendimento

Com o intuito de garantir melhorias no atendimento às urgências e emergências nas Unidades de Suporte Avançado (USA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) entrega, nesta semana, ventiladores mecânicos para as bases da Região Metropolitana de Fortaleza e do Sertão Central.

De acordo com a diretora-geral do Serviço, Eliana Lima, seis dispositivos serão distribuídos às coordenadorias de base dos municípios de Eusébio, Maracanaú, Caucaia e Canindé, áreas que possuem maior abrangência populacional e com maior demanda de equipamentos. “Estamos contemplando as bases que, neste momento, têm maior demanda por novos aparelhos, mas trabalhando de forma contínua para garantir a manutenção e melhoria do serviço”, ressalta a gestora. Atualmente, o Samu conta com 120 bases reguladas por três centrais – Eusébio, Cariri e Sobral – que atendem aos 183 municípios nas cinco Regiões de Saúde, exceto Fortaleza, onde o serviço é municipalizado.

Cada USA possui ventilador mecânico, cardioversor, bomba de infusão, aspirador portátil, entre outros instrumentos. “Estamos muito felizes com o recebimento dos ventiladores. Os equipamentos de uma ambulância UTI são de alto custo e essenciais para o atendimento de casos graves. Quem é da área da Saúde, sabe a importância de cada aparelho para salvar vidas, especialmente em um serviço de atendimento pré-hospitalar como o Samu”, acrescenta a coordenadora da base de Caucaia, Janete Rocha.

Durante a entrega, os profissionais tiveram orientações do Núcleo de Ensino de Urgências do Samu (NEU) sobre o manuseio correto e as especificações dos modelos dos equipamentos para assegurar o bom uso e qualificar o atendimento à população.

Repórter Ceará (Foto: Mariane Dantas)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here