A professora Claudia Oliveira foi eleita na tarde desta quarta-feira, 20, como nova presidente da Academia Quixeramobinense de Letras, Ciências e Artes – AQUILETRAS. A instituição realizou votação virtual durante o dia de hoje, até às 17 horas. Após assembleia deliberativa do processo eleitoral, a professora sucederá o escritor Bruno Paulino na função.
Depois de período de suspenção de suas atividades presenciais devido à pandemia, a sessão da academia para dar posse à nova presidente deverá acontecer em junho, em momento solene, alusivo à festa do padroeiro Santo Antônio.
Além da professora Claudia Oliveira como Presidente, os acadêmicos elegeram a nova diretoria. A instituição também divulgou hoje nas redes sociais o resultado do Concurso Literário Conselheiro Vivo, realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Município, cuja premiação deverá ocorrer nos próximos dias.
Composição da nova diretoria:
Presidente: Claudia Oliveira
Vice-Presidente: Antônio Rabelo
Secretária: Goreth Pimentel
Tesouraria: Roberta Nógimo
Pesquisa Cientifica: Bruno Paulino
Relações Públicas: Carlos Alberto Carneiro
Literatura Cordel: Gilberto Telmo
Artes Plásticas: Pedro Igor
Teatro: Mazé Damasceno
Repórter Ceará
Como conhecedor profundo dessa Academia, sei, de longas datas, que a Cláudia Oliveira é altamente indicada para levar adiante e dinamizar a instituição. Tem todos os requisitos: dinamismo, energia e grande cultura.
Lembro dela, metendo a mão na massa – arrumando ambientes, transportando cadeiras, mesmo sem exercer qualquer cargo. Tive meus entreveros com ela, mas sou bastante honesto para reconhecer meus erros e sua competência. É a pessoa indicada para mexer com a cultura da cidade, tarefa espinhosa em todas as cidades de menor porte do Brasil, especialmente do Nordeste.
Alguns conselhos:
– Cobrar ATIVIDADE das diretorias, que às vezes ficam só com título e se tornam PESO MORTO.
– EXIGIR DINHEIRO da Prefeitura, uma obrigação do município, para atender essa parte fundamental da sociedade, o sangue da evolução.
Não está fácil para mim colaborar, pela distância e outras coisas, mas farei o possível, por amor à nova Presidente (a gramática aceita PRESIDENTE ou PRESIDETA, mas acho mais estético o primeiro.
Um carinhoso abraço.