O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), presidido pelo desembargador Inacio Cortez, confirmou, na sessão dessa quinta-feira, 30, a decisão que cassou os diplomas do prefeito de Pacujá, Raimundo Rodrigues de Sousa Filho, do vice-prefeito, José Silva de Abreu, e dos vereadores(as): Francisco Antônio de Oliveira Júnior, Lincélica Maria Ribeiro, Washington Luís Alcântara e Braz Rodrigues Alves, por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio.
De acordo com os autos do Recurso Eleitoral nº 0600437-74.2020.6.06.0079, a partir de investigações realizadas na operação ‘mensalinho’, no município de Pacujá, foram analisados dados de aparelhos celulares. As informações obtidas revelaram “(…) um esquema envolvendo captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico por parte do candidato a prefeito Raimundo Rodrigues de Sousa Filho, seu vice José Silva de Abreu, vereadores de seu partido e familiares, em troca de vários benefícios aos eleitores, tais como: compra de passagens aéreas, entrega de materiais de construção, depósito de valores, entrega de dinheiro em espécie, dentre outros (…)”.
No voto, a relatora do recurso, juíza Kamile Castro, afirma: “A gravidade das condutas salta aos olhos e se mostrou apta a comprometer a legitimidade do pleito de 2020 no município de Pacujá, seja pela forma, data, valores e quantidades envolvidas e empreendidas, tanto direta como indiretamente, pelos candidatos, como por terceiros a favor daqueles”.
Além da cassação dos diplomas, a decisão aplicou multa no valor de 50 mil ufir, o equivalente a mais de R$ 259 mil e sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição em que se verificou a conduta ilícita (art. 22, XIV, da LC nº 64/1990). Cabe recurso.
Sobre o prefeito
Eleito com 23 anos, Raimundo Rodrigues de Sousa Filho é considerado o prefeito mais jovem do Ceará.
Nas suas redes sociais, ele agradeceu, pelas mensagens de apoio recebidas após decisão. “Passando para agradecer cada mensagem de apoio que estou recebendo. Com fé, força e coragem a gente vem cumprindo a missão que os pacujaenses nos confiaram. Trabalhar por esse povo vai continuar sendo a minha maior missão”, publicou.
Repórter Ceará