Home Sérgio Machado O que mostram as primeiras pesquisas pós-rompimento PT-PDT no Ceará

O que mostram as primeiras pesquisas pós-rompimento PT-PDT no Ceará

Foram lançadas as primeiras pesquisas pós-rompimento PT-PDT no Ceará nesta semana. O quadro que se dispôs ao Governo do Estado no levantamento mostra um cenário que se desenha para uma eleição bastante concorrida.

A surpresa ficou por conta do caráter competitivo que o pleito terá em razão do nome de Elmano já iniciar a corrida com um percentual considerado bom para ele que, até então, não era um nome lapidado pelo PT ao Governo do Ceará. Pelo PDT, Roberto Cláudio continua competitivo e se beneficia bastante da boa articulação que seu partido possui, como também pelo seu mandato como prefeito de Fortaleza. Capitão Wagner, pelo União Brasil, continua na dianteira. Ele se mantém a frente nas pesquisas desde o início do levantamento e é um nome que preocupa a base governista, principalmente por angariar apoio de boa parte da oposição.

A balança eleitoral, no entanto, poderá tender a um equilíbrio de forças mais a frente, quando a campanha começar de fato e os apoios forem escancarados ao conhecimento do público.

O fato é que, como boa parte das eleições, essa não está ganha, e as primeiras pesquisas pós-definição de nomes serviram para mostrar isso, principalmente pelo percentual de indecisos que podem fazer toda a diferença para qualquer um dos candidatos, seja para alguém vencer em primeiro turno ou para tornar algum favorito a um possível segundo turno.

Obviamente que quando os postulantes forem às ruas, os números começarão a oscilar. É aí que começa a verdadeira disputa, onde quem tem mais argumentos e carisma pode levar o eleitorado indeciso e até o do concorrente.

Foto: Arte/Repórter Ceará 

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here