O município de Quixeramobim, no Sertão Central, confirmou nesta terça-feira, 20, o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox). A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde da cidade e consta em boletim do IntegraSus, da Secretaria da Saúde do Ceará. A informação é do blog Quixeramobim Agora.
Os dados confirmados mostram que o paciente foi atendido e permanece sendo monitorado desde o início dos sintomas, recebendo suporte para a progressão da doença. O paciente encontra-se isolado e sendo acompanhado por profissionais de saúde.
A nota enviada pela Sesa local à nossa equipe pede ainda a população que ao aparecimento de qualquer sintomatologia, que possa ser suspeito de Monkeypox, que procure uma unidade de saúde para investigação do agravo e acompanhamento. “A Secretaria esclarece que não necessita pânico e reforça que a melhor forma de cuidar de todos é garantir o conhecimento e reforçar as medidas de prevenção pertinentes à doença”, diz a nota.
Pedra Branca e Choró também registram casos
O município de Pedra Branca, no Sertão Central, também confirmou casos da doença. A Secretaria de Saúde da cidade não informou mais detalhes acerca das pessoas infectadas, apenas destacou que a confirmação ocorreu na tarde do último sábado, 17. Choró, também no Sertão Central, possui caso confirmado pelo IntegraSUS.
Repórter Ceará




